Competências desenvolvidas na AIESEC

Então hoje iremos falar um pouco sobre como é possível utilizar as competências adquiridas na AIESEC para te diferenciares na busca por uma posição laboral.

Vivemos a cada minuto em um mundo mais conectado, onde se vai aumentando o número de acesso à informação e diminuindo as fronteiras. Este facto a cada dia vai deixando o mercado de trabalho mais competitivo, o que acaba dificultando muitas vezes o acesso dos jovens a uma primeira experiência profissional.

Vamos então destacar as 5 competências que a maioria das empresas buscam e que tu poderás obter fazendo parte de AIESEC:

  1. – Gestão de tempo e recursos: A rotina imposta pelas tarefas e compromissos propostos aos membros ajudam a desenvolver está competência. Pois conciliar vários afazeres ao mesmo tempo, juntamente com a rotina de estudos e/ou outras atividades, acaba influenciando neste aspeto. O desenvolvimento ocorre nestes momentos de desafio e acaba impulsionando outras competências como tu verás a seguir.
  2. Proatividade e produtividade: À medida que tu tens noção do tempo e recursos que dispões, a busca pela optimização é praticamente um reflexo. Estarás sempre atento a novas formas de ser mais produtivo, e isto irá fazer com que actues com certa antecedência na maioria das vezes, ou seja, acabes por ser mais proativo.
  3. Lidar com a diversidade: Além de ser um dos valores da organização, o facto de se estar em contato com pessoas de inúmeras áreas académicas e locais do mundo vai ajudar-te a compreender as diferenças e saber como agir a medida que elas surjam dentro do mundo profissional.

    Explore Your Possibilities
    Explore Your Possibilities
  4. Liderar equipas: Terás a oportunidade de entender como trabalhar em grupo, passando por todas as dificuldades, desafios e aprendizagens que esta experiência possui. Ao fim desta etapa, terás a possibilidade compreender as características de cada pessoa e como obter o melhor de cada uma delas.

    "Experience is one thing you can't get for nothing"
    “Experience is one thing you can’t get for nothing”
  5. Experiências práticas: Terás ainda noções reais de como é feito um planeamento estratégico, tácticas, técnicas e ferramentas de gestão, trabalho em equipa, liderança e ainda por cima estará nutrido de um novo e muito diverso networking. Além disso terás desenvolvido o teu autoconhecimento, orientação para soluções, e saberás como empoderar outras pessoas. Esta experiência ensina-te ainda mais atento aos problemas e oportunidades no mundo.

A bagagem adquirida durante experiência na organização possibilita-te não só agregar mais um cargo ao currículo, mas também te prepara para situações e desafios que profissionais levariam anos no mercado para aprender. Pois através de uma experiência destas a organização pode-te ajudar a impulsionar e acelerar o desenvolvimento de inúmeras outras competências que te darão destaque em qualquer lugar.

Após termos passado por estas 5 competências creio que já tens uma noção mais clara da ideia do quão longe tu podes chegar se decidires fazer parte de AIESEC.

Então o que estás esperando para unir-te a AIESECInscreve-te aqui!

share post to:
Author
Estudante de Comunicação social, entusiasta de tecnologia e inovação, um apaixonado por Podcasts, viagens e andar de bicicleta.