AIESEC e a Cultura organizacional

Continuando a nossa série de posts sobre a experiência de fazer parte da AIESEC, onde já falamos um pouco sobre: Porquê ser um membro e as competências desenvolvidas na AIESEC. Então hoje iremos falar um pouco sobre como é a cultura organizacional e como ela pode te impactar, caso opte por juntar-te a AIESEC.

Quando falamos em cultura organizacional o que vem a mente de muitas pessoas pode variar desde aquela imagem clássica de um escritório completamente conservador, até uma startup completamente aberta e flexível.  Segundo o professor e escritor Edgar Schein, a Cultura organizacional nada mais é do que a junção de características que diferenciam uma empresa ou instituição da outra.

Sendo a AIESEC uma organização liderada inteira e exclusivamente por jovens, presente em mais de 123 países e territórios, que tipo de cultura organizacional tu crees que possuímos?

Dentro da AIESEC existe um universo de símbolos e comportamentos, e um dos que tem mais destaque é a linguagem em siglas que inicialmente parece outro idioma, mas logo tu já estás fluente nele também.

E claro, n
ão é possível falar de comportamento e não mencionar os roll calls, que são basicamente danças coreografadas em grupo que representam as entidades dentro da organização, como por exemplo cada escritório tem o seu. Existe uma infinidade de outros comportamentos como Shouts, Punishments, Games, Fun Team, Gossip Box, Sugar cubes, Energizers, Work hard – Play hard,  entre outros.

Que fazem do ambiente um local sempre esteja descontraído sem que se perca o foco. Pois para a AIESEC a cultura organizacional é fundamental, pois ela serve como uma linha que mantém todos engajados e trabalhando em pró do propósito da organização. Por isso manter uma cultura organizacional forte e voltada para gerar este elo entre membro e organização é um desafio diário.

A cultura organizacional também diz respeito a normas e valores que norteiam a organização, e no caso da AIESEC nossos valores são: Ativar a liderança, Agir Sustentavelmente, Viver a diversidade, Buscar a excelência, desfrutar da participação e Demonstrar integridade.

 Esses valores devem não só serem compreendidos pelos membros, mas serem vividos por eles.

Como qualquer outra organização, as normas existem na AIESEC, servem não só para ajudar a fazer com que os processos sejam executados assertivamente. Mas para que também ajudem a impulsionar o desenvolvimento dos membros.

Além destes valores e as competências de liderança, dentro da organização é muito comum que outras competências acabem sendo desenvolvidas simultaneamente sem que haja um processo para. Como por exemplo: Gestão de prioridades e recursos, Empreendedorismo e  Planejamento estratégico.

Contudo, na AIESEC a forte cultura organizacional é uma via para que se faça com que os membros ao redor do mundo vejam as mesmas oportunidades de crescimento, desenvolvimento no âmbito pessoal e profissional. E através de sua trajetória na organização não só descubram e vivam seus valores, mas que torne-se os líderes que nos ajudaram a avançar cada novo degrau em direção ao nosso propósito.

share post to:
Author
Estudante de Comunicação social, entusiasta de tecnologia e inovação, um apaixonado por Podcasts, viagens e andar de bicicleta.