Do autoconhecimento a liderança

Dando sequência à nossa série de posts sobre as competências mágicas que a AIESEC acredita que todo os líderes devem possuir. Hoje vamos falar um pouco sobre autoconhecimento, e qual é a importância da relação deste com todo o processo de desenvolvimento de liderança proposto pela organização.


Para a AIESEC, autoconhecimento é a porta para o desenvolvimento de qualquer outra competência. Pois independentemente de onde tu queiras chegar, dos desafios a serem enfrentados, quando tu sabes de quem tu és, fica muito mais simples descobrir  para onde ir e quem tu quer/podes tornar-te.

Então tu podes pôr-te a pensar, mas qual é a relação entre autoconhecimento e tornar-me num líder? O que isto tem a ver com as outras qualidades, e/ou como é isto se relaciona com empoderar outros ou ser um cidadão global? E ainda é que como eu faço para desenvolver esta competência?

Tranquilo, vamos passar por todas estas questões no post, e tenho certeza que no final vais compreender muito mais sobre o modelo de desenvolvimento de liderança da AIESEC e como estas competências se complementam.

Okay, mas como é que a AIESEC irá me ajudar a construir o meu caminho de autoconhecimento?

Nós acreditamos que seguindo estes passos vais desenvolver esta competência:

Como valores influenciam em suas decisões.

1° – Reconhecer/Descobrir os teus valores e vivê-los: Isto pode feito de inúmeras formas, desde uma complexa reflexão até a simples atividade de rever as tuas decisões e tentar entender o que te motivou a tomá-las.  E no momento que estiveres a par disto,  a tomada de decisão se torna uma tarefa infinitamente mais fácil, uma vez que tu já sabes no que é que a irás basear.

Foque no que és bom isto fará com que se torne ótimo

2° – Compreender suas forças e fraquezas: Entender em que tu és realmente bom e no que ainda precisas de melhorar. Focar estas competências que te fazem único(a) é o caminho certo, pois é trabalhando nelas que vais destacar para atingir metas e realizar sonhos.

Resultado de imagem para piano class
Explore suas paixões.

3° – Explore as tuas paixões: Não esperes que o futuro chegue para fazeres aquele blog ou teres aulas de piano que sempre sonhaste, a vida acontece agora! Procura as atividades que te dão mais prazer e inclui-as  na sua rotina quotidiana, assim o teu dia sempre terá aquele momento para desfrutar e desligar de tudo.

Resultado de imagem para salto paraquedas profissional
Sai da tua zona de conforto.

4° – Sai da tua zona de conforto: Para que te encontres e cresças é preciso ser testado(a), e nunca irá ocorrer de forma confortável. Existem inúmeros meios para fazer isto, e a AIESEC é um catalisador deles, além de apresentar um imenso número de oportunidades dentro da organização também te possibilita ter uma experiência no estrangeiro.

Não hesites quando o caminho parecer incerto, ou tiveres receio de não alcançar as expectativas, com estas situações é que tu vais crescer e desenvolver como nunca.  Pois os desafios tornar-se menores à medida que estás ciente dos teus valores, forças e paixões.

E então, faz mais sentido agora a importância que o autoconhecimento possui no caminho de desenvolvimento de liderança? Estás disposto(a) a entender ainda mais sobre ti mesmo(a) e ainda ajudar a fazer a diferença no mundo à tua volta? Acede ao nosso portal de oportunidades e descubre um mundo de possibilidades.

share post to:
Author
Estudante de Comunicação social, entusiasta de tecnologia e inovação, um apaixonado por Podcasts, viagens e andar de bicicleta.