Mitos e Factos sobre os Estágios Internacionais

Estar sozinho, seja pela primeira vez, seja já algo até habitual, pode ser assustador. Saber que estamos por conta própria e que temos de ser mais responsáveis do que o normal é algo que pode levar a pensamentos como que comodistas, e, até, a que penses duas vezes em relação a passar uma temporada no estrangeiro. No entanto, não tem de ser assim – nós estamos aqui para desmistificar qualquer ideia que possas ter em relação aos estágios internacionais da AIESEC e tentar responder a algumas questões!

 

1. Vou estar sozinho?

Primeiro que tudo, não penses que alguma vez ficarás totalmente sozinho! Ao longo de todo o teu processo de estágio – desde o momento em que tomares a decisão de procurar oportunidades, até ao momento em que regressares, após o tempo de experiência –, terás acompanhamento por parte da AIESEC. Mesmo enquanto estiveres fora, noutro país qualquer, mesmo que seja do outro lado do mundo, terás sempre os membros da AIESEC deste lado, à tua disposição. O nosso principal objetivo é que te desenvolvas durante o estágio internacional, mas estaremos sempre cá para te amparar, caso seja necessário.
michal-grosicki-207680
2. Quais vão ser as condições?

Podes ter uma certeza: nunca irás de estágio para outro país sem teres as condições necessárias asseguradas à partida. Em relação ao alojamento, terá sempre a ajuda da AIESEC para encontrares um sítio onde ficar durante o tempo da experiência. Uma das opções de alojamento são as host families. Através desta alternativa, é-te possível ver e conhecer mais de perto a cultura do novo país, pelo que terás a oportunidade de ter uma experiência o mais perto da realidade possível. Para além disso, em muitas oportunidades que temos para ti, uma refeição está, também, garantida – aquela que coincide com o horário de estágio.

3. Como será o trabalho?

Quando te candidatas a uma oportunidade, podes ficar a saber qual irá ser o teu trabalho – em todas elas, está especificado para que tipo de estágio te estás a candidatar, bem como em quais condições. As funções e os objetivos do cargo são claros e nós certificamo-nos de que estão a ser cumpridos. Portanto, se algo não estiver em concordância com a descrição inicial do estágio, para o qual te candidataste, a AIESEC vai ajudar-te e encontrar uma solução para esse problema.

4. Que mais-valias é que o estágio internacional me vai trazer?

Um dos principais objetivos da AIESEC é desenvolver a liderança jovem. Como tal, é esperado – e nós fazemos tudo para que isso aconteça – que potencies essa tua capacidade. Terás um desenvolvimento pessoal e profissional, terás mais conhecimento de ti próprio e dos outros que te rodeiam, e assumir-te-ás como um cidadão global. O intuito dos nossos estágios internacionais é a aprendizagem: queremos, então, que tenhas uma experiência bastante enriquecedora. Nesse sentido, e antes de ires para o novo país, introduzimos-te sempre à cultura do mesmo, tentando atenuar o, por vezes, inevitável choque cultural. Nós estabelecemos expectativas claras e proporcionamos-te espaços de aprendizagem, tanto antes da experiência, como depois, até para fazer um balanço da mesma.

people-woman-coffee-meeting-2
O que importa na AIESEC são as pessoas – e tu és uma delas! O que mais nos interessa é tornar esta experiência uma das melhores (ou a melhor) da tua vida. Queremos que esta seja uma oportunidade para cresceres como pessoa, desenvolveres as tuas capacidades e, acima de tudo, teres um impacto positivo na vida de alguém e deixar a tua marca no mundo. Seja através de um estágio de voluntariado, seja através de um estágio profissional, pretendemos fazer-te melhorar, ao mesmo tempo que vives novas experiências e conheces diferentes realidades. O mais importante de tudo é que nunca irás ficar sozinho: a AIESEC irá acompanhar-te durante todo o processo e garantir que tudo corre da melhor forma!

Estas eram algumas das dúvidas que tinhas? Se sim, esperemos que estejas mais esclarecido, agora que te respondemos a estas questões. Se ainda precisas de saber mais, não hesites em consultar a nossa plataforma de estágios: https://opportunities.aiesec.org/