Natal: “paz, união, esperança, família e amor”

O Natal é a altura do ano em que parece que as pessoas andam mais contentes e que todos os problemas são, por momentos, esquecidos. As ruas estão todas decoradas e iluminadas, ouvem-se músicas um pouco por todo o lado e
não há praticamente ninguém que não tenha um jantar de amigos, ou uma troca de presentes. Isto é aquilo que acontece em Portugal; e no Brasil? Será que o Natal tem a mesma importância e valor?

A Mariana Braghin vive no Brasil, mais precisamente em Araraquara, no estado de São Paulo. Tem 19 anos e, simultaneamente, estuda Psicologia e trabalha numa corretora de seguros. Após um estágio de voluntariado da AIESEC, durante o verão deste ano, na Casa do Repouso dos Leões,  esta brasileira levou um pouco da capital portuguesa de volta ao seu país. O balanço da experiência em Portugal? É, sem qualquer dúvida, positivo: “Vivi uma experiência maravilhosa em Portugal e recomendo a todos. Se pudesse não tinha vindo embora e moraria em Lisboa”.

artigo-mariana-2

Apesar de partilharem a mesma língua e partes de história, Portugal e Brasil são dois países distintos, com costumes também bastante diferentes. Contudo, no que toca ao Natal, as coisas não são assim tão díspares – “É uma época importante aqui no Brasil”. Como a Mariana conta, para si e para os seus familiares e amigos, esta sempre foi uma época de “união, esperança e muita paz”, partilhando pequenas histórias que são já tradições de família: “temos o costume de fazer uma ceia de natal junto à família na véspera, dia 24, e à meia noite fazer a troca dos presentes. Quando eu era criança alguém da família sempre se vestia de Papai Noel e entregava os presentes ao pé da árvore. Como minha família sempre foi bem grande, era muito divertido. No dia 25, temos o almoço de natal e sempre vamos à missa”.

foto-mariana-2Em relação ao tipo de decorações, estas são semelhantes àquelas que se utilizam em Portugal – “usamos o presépio (família de Jesus), muitas luzes pisca-pisca, enfeites nas árvores, figuras de Papai Noel, velas, bolas de natal”. Já na ceia e no almoço de Natal, surgem diferenças: “normalmente comemos peru, saladas tropicais, tender, lasanha, pernil, farofa. E de sobremesa um doce chamado pavê”.

Todos nós sabemos que a época natalícia é marcada pelo frio, e até neve, em alguns sítios de Portugal. Muitos passam o Natal em frente à lareira, com mantas e cobertores. Mas no Brasil não é, de todo, o que se passa; “estamos em pleno verão nesta época do ano, normalmente está muito quente e as temperaturas variam de 30-40ºC. Às vezes vamos à praia”

foto-mariana-5O Natal para a Mariana representa “paz, união, esperança, família e amor”; e para ti? Seja em Portugal, no Brasil ou em qualquer outro país, esta altura do ano é para ser passada com aqueles de quem mais se gosta. Por isso, aproveita bem os dias que se aproximam, e, quem sabe, no futuro, não passarás um Natal diferente, num outro país.

Se ainda não conheces o Brasil, e se ficaste com curiosidade em conhecer, não percas a oportunidade. Conhece os projetos que a AIESEC tem para ti!

 

 

 

share post to: