No Poverty no Brasil

Erradicar a pobreza continua a ser um dos grandes desafios dos dias de hoje. Ainda que os valores estejam a mudar – decresceram para menos de metade entre 1990 e 2015 – este permanece ainda um dos maiores problemas em muitas sociedades. Apesar de muitas cidades estarem em fase de desenvolvimento bastante rápido, como são o exemplo da Índia e da China, este tem sido desequilibrado. O acesso à educação e ao salário de trabalho difere grandemente entre países, e, até mesmo, dentro do mesmo país, quando se comparam, por exemplo, homens e mulheres.

blog 26 maio 2Um dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030, chamados Sustainable Development Goals, ou SDGs, é precisamente esse: No Poverty. Este ponto pretende chegar àqueles que são mais vulneráveis, permitindo-lhes um maior acesso aos recursos e serviços básicos, fornecendo também apoio a comunidades afetadas pelos conflitos e desastres naturais.

O Brasil é um dos países mais pobres do mundo, sendo a pobreza mais significativa em muitas cidades na periferia dos grandes centros metropolitanos, maioritariamente. Mesmo estando a percentagem de valores a diminuir, a pobreza continua a concentrar-se no meio rural das regiões Norte e Nordeste do país.

Sendo, então, uma zona tão marcada pela pobreza, torna-se fundamental, e até urgente, agir e tomar medidas que contrariem esta tendência. As formas de o fazer são variadas, mas pelo menos uma delas está ao tu alcance

Já ouviste falar dos estágios internacionais da AIESEC? Quer seja de voluntariado, ou profissionais, estes estágios permitem-te causar um impacto positivo no mundo, nomeadamente, em países como o Brasil, marcados pela pobreza ainda existente. A nossa missão coletiva, enquanto cidadãos do mundo, é contribuir para construção de uma sociedade global o mais justa possível, onde todos os países tenham os mesmos direitos e acesso ao mesmo tipo de oportunidades. Assim, ao envolveres-te em projetos relacionados com os SDGs, passas a contribuir para grandes causas, entre elas a erradicação da pobreza.dreamstime_l_19391358


Então, do que estás à espera? Atreve-te a descobrir realidades diferentes, e a vivenciá-las, enquanto ajudas aqueles de que mais precisam e mudas o mundo! Sabe mais, aqui: 
https://opportunities.aiesec.org

 

Artigo por Joana Fidalgo Figueiredo