O Ensino na Indonésia

Uma investigação recente feita pela East 101’s mostra que apenas um terço dos estudantes indonésios – num país onde 57 milhões frequentam a escola – completam a escolaridade básica.

A Indonésia possui o quarto maior sistema de educação do mundo, no entanto, o tamanho não reflete aquela que deveria ser a sua qualidade. Infelizmente, o seu atual e progressivo crescimento económico não está ainda a beneficiar os jovens e o seu sistema educativo, devido a desvios nos fundos que, apesar de destinados à educação, não chegam a ser utilizados para este propósito.

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O Contexto atual:

Na Indonésia, cada cidadão deve frequentar nove anos de escolaridade obrigatória, que consiste em seis anos no ensino básico e três no secundário.

A educação neste país é definida como um esforço planeado para estabelecer um ambiente de aprendizagem e de ensino, para que os alunos possam desenvolver ativamente o seu próprio potencial a nível religioso e espiritual, ganhar consciência, personalidade, inteligência e criatividade. Apesar disto, esta definição deixa muito a desejar quando se pensa nos resultados obtidos. O método utilizado não encoraja a independência, nem o pensamento crítico, sendo caracterizado pela rigorosa disciplina e pela marcada influência da religião.

Outra situação preocupante concerne a falta de professores, no geral, e em particular de professores devidamente classificados para terem o importante papel de educar e transmitir conhecimento àquelas que serão as gerações futuras. Especialistas em educação afirmam que menos de metade dos professores do país possuem as qualificações mínimas para ensinar. Este problema tem vindo, felizmente, a ser colmatado pela presença de profissionais advindos de todos os cantos do mundo que, através de programas de voluntariado e de estágio, têm feito a diferença e deixado a sua marca.

Children at school (April 2011).
Children at school (April 2011).

A Religião em detrimento da Ciência:

A Indonésia implementou recentemente uma reforma curricular em algumas escolas, gerando de imediato uma reação negativa devido à junção de disciplinas como a Ciência, Inglês, e Tecnologias de Informação numa única. O ensino da língua inglesa e da ciência foi prejudicado em relação a áreas que o governo define como prioritárias tais como, bahasa indonésio, nacionalismo e estudos religiosos. Assim sendo, o governo tem dado cada vez mais relevo a disciplinas com caráter religioso em detrimento das que fomentam o conhecimento das ciências, que são muito importantes para o progresso das crianças. Além disso, sendo a Indonésia um país considerado em desenvolvimento e com grandes reservas de recursos naturais, o potencial das crianças e jovens a esses níveis é essencial para o crescimento do país. O conhecimento cientifico é algo que, para além de estimulante, é também essencial para o desenvolvimento de um olhar crítico e próprio do indivíduo.

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O TEU papel:

O futuro sucesso das comunidades e, consequentemente, das nações depende da juventude de hoje e da educação a que estes tiverem acesso. Tu podes ter um impacto gigante na vida destas crianças e jovens alargando-lhes os horizontes e levando-lhes o conhecimento do Mundo, de que eles precisam para serem cidadãos curiosos e abertos ao que os rodeia. A resposta está na realização de um estágio, em que tens a oportunidade de ensinar e de aprender, conhecer novas culturas e ter uma experiência que te permite impactar e ser impactado. Do que estás à espera?

 

 

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