Tentar hoje para solucionar o amanhã

Quando foi a última vez que sentiste a magia de ultrapassar aquele desafio que exigiu tudo de ti, que te obrigou a descobrir uma nova forma de fazer algo? Possuir a capacidade de improvisar as soluções que te permitem ultrapassar obstáculos é entrar em contato com a tua própria capacidade interna de tornar realidade o que é extraordinário. E é outra das competências mágicas que a AIESEC procura desenvolver em todos os jovens.

Todos temos a magia que precisamos para construir as soluções necessárias aos problemas
Todos temos a magia que precisamos para construir as soluções necessárias aos problemas

Afinal de contas solucionar um problema recorrente, usando sempre as mesmas soluções, leva-nos aos mesmos resultados. É preciso ter os sentidos astutos para procurar a ponta do manto mágico, muitas vezes difícil de achar, que nos vai ajudar a tornar a solução que pensávamos impossível em algo possível, alcançável, e construído por ti.

Isto porque acreditamos que uma das bases da liderança é a capacidade de orientar as nossas acções para os objetivos, a criação de novas soluções, e crescer a adaptação e resiliência necessárias – encontrar soluções é um processo de tentativa e erro, de falhar até chegar à solução mais adequada.

Tentando e errando podemos alcançar mais além do que já alcançámos até hoje

Os seres humanos são adversos ao risco, ficamos na nossa zona de conforto, fiéis ao caminho que todos os outros tomaram, mantendo objectivos muitas vezes influenciados pelo mundo à nossa volta. Mas como podemos saber que os nossos objetivos são nossos se não expandirmos os nossos horizontes? Se não conhecermos outras realidades, possibilidades? Como podemos crescer na zona de conforto que não nos desafia?

E também aqui a AIESEC se propõe a ajudar os jovens, colocando-os em experiências desafiantes que os obriga a sair da zona de conforto, mais em contacto consigo mesmos e com o seu autoconhecimento, ajudando os outros a encontrarem-se também; ao  também experimentares o mundo, desenvolves a capacidade de trabalhar com qualquer recurso, independentemente do teu contexto, focando-te em como criar soluções e ultrapassar qualquer obstáculo que talvez antes pudesse parecer impossível de solucionar.

Tudo é impossível até tomares o passo que o torna possível

E o que fazer ao medo que acompanha a experiência, e abandonares a tua zona de conforto? Como saber se estás a tomar a decisão certa numa experiência internacional? Provavelmente nunca poderás ter a certeza.

Desenvolver soluções para os problemas de hoje e do amanhã, a resiliência para acompanhar os outros nesse processo, e contribuires para o mundo implica também que te conheças, e o crescimento da positividade nas ações e comportamentos que conduzes.

Porque mais do que desejar conquistar desafios, ou ser capaz de criar soluções adaptativas aos mesmos, precisamos de começar a caminhar os pequenos passos que nos permitem chegar aos grandiosos momentos de vitória sobre os mesmos.

Hoje é o dia certo para começar, amanhã poderá ficar para (re)começar.

Procura já as soluções que facultamos para ajudar no teu desenvolvimento no nosso portal de oportunidades, e talvez encontres o que precises para despertar a magia com que tu podes contribuir.

share post to:
Author
Estudante de Comunicação social, entusiasta de tecnologia e inovação, um apaixonado por Podcasts, viagens e andar de bicicleta.